Email:  
Senha:  
   
    Esqueci a senha!
    Cadastre-se
    :: home Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018
  • Circular 270 - Junho / 2010
      Veja nesta circular as seguintes matérias: Dispensa de empregado - direito a indenização adicional COPA DO MUNDO - Horário de atendimento da ASCON Novas obrigações...
    [leia mais]
  • Circular 345 - OUTUBRO-16
    Veja nesta Circular as seguintes matérias: Exclusão de Ofício das Empresas - Simples Nacional por Inadimplência; Fim do aplicativo gratuito de Emissão de NF-e; EFD...
    [leia mais]
  • Lei de Olho no Imposto passa a vigorar hoje
    Entra em vigor hoje, 10 de junho, a Lei 12.741/12, conhecida como "de Olho no Imposto", que possibilita aos contribuintes conhecer o valor dos tributos embutidos nos preços de mercadorias e serviços....
    [leia mais]
  • Mudanças no Simples Nacional são aprovadas no Senado
    A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou ontem (27/09/2011), o relatório do senador José Pimentel (PT-CE) ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº...
    [leia mais]
  • Jucesp registra mais de 2,9 mil empresas em SJ Campos
      GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA   JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO   AVISO DE PAUTA   Jucesp...
    [leia mais]
  • Circular 279 - Março/2011 e ESPECIAL 001/2011
    Veja nesta circular a seguinte matéria: DMED – Declaração de Serviços Médicos - Alerta final Declaração IRPF/2011. Informe de rendimentos...
    [leia mais]

ANTERIORES

DESTAQUES

Acerto de contas com o leão do IR começa na sexta-feira

Programa já pode ser baixado hoje, a partir das 8h; entrega vai até 30 de abril
Importação de dados sobre pagamentos e detalhamento de doações são as maiores novidades para este ano.

MARCOS CÉZARI
Colaboração para a FOLHA

Na próxima sexta-feira, dia 1º de março, cerca de 26 milhões de contribuintes começam a entregar à Receita Federal as declarações do IR deste ano sobre os ganhos obtidos em 2012.

Mais uma vez, a Receita fez pequenos ajustes no programa da declaração. Como nos anos anteriores, o objetivo é facilitar o preenchimento e fechar eventuais brechas para evitar a sonegação.

Uma das novidades do programa deste ano facilitará a vida dos contribuintes que fazem pagamentos a escolas, a médicos, a hospitais etc.

As informações sobre esses pagamentos poderão ser importadas da declaração do ano anterior, como já era feito com as informações sobre o contribuinte e seus bens e direitos.

Ao abrir a declaração, o programa pergunta se o contribuinte quer importar os dados da de 2012, que tipo de declaração quer fazer e quais pagamentos quer importar.

Cada pagamento feito em 2012 tem uma janela. Daquelas que o contribuinte indicar, o programa importará o nome e o CNPJ/CPF do beneficiário. Assim, bastará preencher o valor pago em 2012.

Outra novidade é que os contribuintes terão de detalhar as doações feitas e os rendimentos isentos recebidos no ano anterior.

Até a declaração entregue em 2012, o contribuinte tinha de relacionar os pagamentos e as doações em ficha única, denominada "Pagamentos e doações efetuados".

A partir deste ano, haverá duas fichas: uma específica para doações e outra para pagamentos efetuados.

Dois novos códigos passam a integrar a relação de doações que podem ser abatidas. São os códigos 45 e 46, que se relacionam com doações de incentivo ao Pronas/PCD (pessoas com deficiência) e ao Pronon (oncologia).

O programa deste ano terá 25 linhas na ficha "Rendimentos isentos e não tributáveis" (até a declaração de 2012, eram apenas 16).

A linha 10, que era usada para informar transferências patrimoniais (doações heranças, meações e dissolução da sociedade conjugal ou da unidade familiar), foi dividida em duas. A 10 ficará apenas para doações e heranças, enquanto a 17 será usada para informar meações e dissolução da sociedade conjugal ou da unidade familiar.

Fonte: Folha de S.Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 1989 - 2018 ASCON - Assessoria Contábil • Todos os direitos reservados • Política de Privacidade • Desenvolvido por: Gilvan TFS / Eric Costa